Património

Conheça o nosso...
Património Histórico
Disponibilizamos aqui a informação de algum do nosso patrímónio de interesse e a visitar, desde o castelo, a igrejas e outros monumentos, museus, etc.
Castelo de Torres Vedras
Remonta à ocupação Romana da Península Ibérica. Sofreu várias alterações ao longo dos séculos, nomeadamente nas épocas Medieval e Moderna, subsistindo apenas  partes das muralhas como consequência do Terramoto de 1755. Da última intervenção, resta o Brazão de D. Manuel I, ladeado pelas esferas armilares Manuelinas, com a Cruz de Cristo. Dentro das muralhas existentes, situa-se a mais antiga matriz de Torres Vedras, a Igreja de Santa Maria do Castelo. Informação detalhada no Centro interpretativo do Castelo. Classificado como Imóvel de Interesse público.
Castelo de Torres Vedras
Igreja da Graça Torres Vedras
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Inserida no Convento com o mesmo nome, fundado no século XVI, pelos Eremitas Calçados de Santo Agostinho, destaca-se pelo seu Portal oitocentista e os Azulejos do século XVIII. Nela se encontram depositados os restos mortais de S. Gonçalo de Lagos, Padroeiro da Cidade.
Igreja de S. Pedro
Destaca-se pelo Portal tipo Manuelino com decoração de influência renascentista. Nela pode-se observar a grande variedade e riqueza dos seus azulejos de diversas épocas. Está classificada como monumento nacional.
Igreja São Pedro Torres Vedras
Chafariz dos canos Torres Vedras
Chafariz dos Canos
Situado na Zona histórica da cidade, a sua existência remonta ao século XIV. É composto por um pavilhão coberto com abóbada de cruzaria com nervuras que assentam sobre mísulas cónicas. De notar o conjunto de coruchéus e ameias chanfradas do século XVI. No interior encontramos um tanque com duas bicas barrocas. Classificado como monumento nacional.
Forte de S. Vicente
Constituído como um dos principais redutos defensivos das Linhas de Torres face às Invasões Francesas,  a sua construção regista-se no ano de 1809. Situa-se no cimo de um dos montes que circundam a cidade de Torres Vedras. Nele está sediado o “Centro de Interpretação das Linhas de Torres”
Forte Torres Vedras
Convento de Varatojo Torres Vedras
Convento de Varatojo
Fundado em finais do século XV pelo Rei D. Afonso V, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos, contendo elementos de vários estilos arquitetónicos, nomeadamente o gótico, maneirista e barroco. Nele habitam os religiosos da Ordem dos Franciscanos. Classificado como monumento nacional.
Castro do Zambujal
Povoado fortificado pré- histórico, considerado dos mais importantes existentes na Península Ibérica. Localiza-se a cerca de 3 quilómetros a sudoeste da cidade de Torres Vedras. Descoberto nos anos 30 do século passado, tem sido alvo, nos últimos anos, de diversas campanhas de escavação, orientadas por arqueólogos do Instituto Arqueológico Alemão. No Museu Leonel Trindade, em Torres Vedras, existe uma exposição permanente sobre este castro calcolítico. Está classificado como monumento nacional.
Castro do Zambujal Torres Vedras